Nós, quiropraxistas, somos considerados especialistas em coluna, e a coluna é o centro de nossa atenção.
Mas você sabia que qualquer articulação do corpo pode ser ajustada?
Tornozelos, joelhos, quadris, ombros, cotovelos e pulsos respondem a ajustes específicos. Entorses musculares também se beneficiarão de ajustes quiropráticos específicos, melhorando a função mecânica e neurológica da área.
Estima-se que pelo menos 90% dos atletas de classe mundial utilizem a quiropraxia regularmente para prevenir lesões e melhorar seu desempenho.
O movimento é guiado, controlado e estabilizado pelo seu sistema nervoso por meio de reflexos. Os músculos realizam o trabalho, mas apenas se receberem o sinal nervoso adequado. O cérebro precisa saber o que está acontecendo com cada articulação e músculo do corpo; qual é a carga na articulação? Onde a articulação está posicionada? Até que ponto a articulação pode se mover antes de haver chance de lesão? Quanto mais o músculo pode suportar antes de começar a sofrer danos?
Nos esportes, os movimentos são muitos e frequentemente envolvem muita força. Isso é monitorado pelo sistema nervoso.
Imagine se você tiver problemas mecânicos/neurológicos (subluxações) na sua coluna. As mensagens para o cérebro sobre o que está acontecendo podem ser mais lentas do que o normal, ou a mensagem não é precisa o suficiente. Isso altera a capacidade do cérebro de monitorar e controlar os movimentos. Então, a resposta que deveria protegê-lo contra danos ou lesões não é precisa ou suficiente. Agora você pode ter uma lesão em qualquer estrutura na ou ao redor da articulação, ou pode ter um músculo “puxado” ou rasgado.
Nesse caso, o importante é corrigir o problema neurológico que pode estar presente na coluna ou em qualquer articulação lesionada.
Ao recuperar o controle neurológico adequado na área lesionada e na coluna por meio de ajustes quiropráticos específicos, a cicatrização ocorrerá mais rapidamente, e a dor será reduzida.
